.

01 outubro 2012

Cutting ou Auto-Mutilação


Uma das perturbações emocionais que me causa mais angústia é o cutting, ou auto-mutilação. Muitos jovens e adolescentes pegam em facas e tesouras para se cortarem como forma de aliviar a dor e a angústia que os atormenta.
A lógica deste comportamento baseia-se na crença de que uma dor superior alivia uma dor menor, ou seja, se me dói um dedo, essa dor terá pouca importância se entretanto partir uma perna! Sendo assim, a dor de um corte na barriga, nos braços, onde for, irá proporcionar um breve esquecimento do sofrimento da alma. O objectivo não é o suicídio, mas a frustração de não conseguir ultrapassar os problemas poderá conduzir a isso mesmo, além do perigo que representa um corte mais profundo no local errado!
É bastante comum verificar esta patologia em simultâneo com distúrbios alimentares e por conseguinte, é importante que os pais e educadores estejam atentos, porque acreditem, não é uma pieguice para chamar a atenção! Até porque normalmente os doentes escondem os cortes o quanto podem, como se fosse um segredo que lhes confere algum poder, enquanto controlam a situação.
As causas são muitas: depressão, transtorno comportamental, fobias, ansiedade, baixa auto estima, transtorno alimentar, etc. O acompanhamento médico é a única forma de tratamento. Psicólogos e Psiquiatras são os indicados nesse caso. É um tratamento longo mas que depende cada um.

SOLUCIONE O PROBLEMA
O primeiro passo é sempre admitir que você está com um problema para poder aprender a lidar com ele. Depois, é importante descobrir formas de aliviar a pressão que sente, fazendo coisas de que gosta: ir ao cinema, praticar esportes (que liberam uma sensação de prazer após serem feitos), conversar com os amigos e procurar um especialista, que é o principal. Um psicólogo vai auxiliar a pessoa a tratar o assunto de maneira mais séria e irá te ajudar a superar o problema com um tratamento adequado.
Um dos exemplos mais famosos de superação do Cutting é a estrela Demi Lovato, que foi forçada a interromper uma turnê internacional e se internar em uma clínica de reabilitação após enfrentar vários problemas (como a depressão, bulimia e a automutilação) e agredir uma de suas colegas de turnê. O motivo não ficou claro, mas já é dito pela própria cantora que, desde a infância, ela sofria com esses problemas de aceitação. Também é conhecido o fato de que Demi sofreu bullying quando criança por estar a cima do peso, o que a fez começar a estudar em casa. Ela revelou que fazia isso porque se sentia insatisfeita consigo mesma. “Era uma maneira de expressar a vergonha em meu próprio corpo.” No começo do ano a cantora foi liberada e iniciou uma série de campanhas de aceitação a si mesma, como a que você vê na foto a cima, do qual Demi foi a principal participante, do “Love Is Louder.” Atualmente, ela está em turnê do novo disco, Unbroken, que representa a sua superação e é colunista da revista Seventeen ajudando garotas a superar seus problemas pessoais.

PS: Peguei o "Sulocionando o Problema no http://elasdisseram.com/ , deem uma olhadinha lá ;]

Um comentário:

  1. Adorei o post Vitória! Super informativo! Nunca me cortei, mas tive uma amiga, que por ser bipolar, se cortava, mas a ajudei a parar! :)
    Acho que o fundamental é procurar ajuda médica! A Demi inspira muita gente!
    xoxo, vickie♥
    ~~>Chiclete Violeta//Clica no Perfil

    ResponderExcluir

Queremos muito saber sua opinião, comente e diga o que você achou!